Atualizado em 15/01/2024

O Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) divulgou nesta segunda-feira (15) o resultado final do processo seletivo do programa de Residência Médica 2024. Para consultar a lista com o nome dos aprovados, clique aqui.

A matrícula da 1ª chamada poderá ser realizada entre os dias 14 e 15 de fevereiro de 2024, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16 horas no
CENTRO DE ENSINO E PESQUISA do HIAE.

Esta edição contou com 99 vagas disponíveis no total, sendo 74 delas de acesso direto. O processo seletivo aconteceu em duas etapas: 1ª prova objetiva e 2ª prova prática + análise curricular.

Leia mais: ENARE: tudo sobre a banca do maior processo seletivo de Residência Médica

O início do programa está programado para 1 de março de 2024.

Sobre o Hospital Israelita Albert Einstein

O Hospital Israelita Albert Einstein, localizado na cidade de São Paulo, é uma das instituições de saúde mais renomadas e respeitadas do Brasil e da América Latina. Fundado em 1955, o hospital tem uma história de excelência em cuidados médicos, pesquisa e educação.

A estrutura do Hospital Albert Einstein oferece uma ampla gama de serviços médicos, incluindo atendimento hospitalar, ambulatorial, cirurgias, diagnóstico por imagem e laboratórios de última geração. O hospital é conhecido por suas instalações de ponta e equipe médica altamente qualificada.

O atendimento no Hospital Albert Einstein é oferecido tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por convênios e planos de saúde particulares. Além disso, a instituição é reconhecida por seu compromisso com a humanização dos cuidados médicos, proporcionando conforto e atenção aos pacientes.

O hospital também é reconhecido por desempenhar um importante papel na pesquisa médica e na promoção de inovação na área da saúde, sendo sede de diversas iniciativas de pesquisa e colaborando com instituições nacionais e internacionais para avançar no conhecimento médico e no desenvolvimento de novas tecnologias.

Leia mais: Top 5 especialidades médicas com maior número de profissionais

Leia mais: Quais são as especialidades médicas com o menor número de profissionais?

Por fim, o HIAE é afiliado a uma das principais escolas de medicina do Brasil, a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, que desempenha um papel importante na formação de profissionais de saúde, oferecendo programas de residência médica, cursos de pós-graduação e treinamento médico contínuo.

Como é o processo seletivo para Residência Médica no HIAE 2024?

O processo seletivo para Residência Médica no Hospital Israelita Albert Einstein 2024 foi dividido em duas etapas, sendo a primeira delas composta por uma prova geral de conhecimentos médicos. Já a segunda etapa foi composta por uma prova prática e uma análise curricular.

1ª etapa – Prova Objetiva

A prova objetiva teve duração de 4 horas e foi dividida em 75 questões objetivas de múltipla escolha com 4 alternativas em cada uma delas. As questões são sobre o conteúdo programático do curso de graduação nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Preventiva e Social.

Todas as provas foram analisadas em uma escala de 0 a 100 pontos. Estavam habilitados para a segunda fase os candidatos que atingiram no mínimo 50 pontos, desde que seguissem a posição descrita na tabela abaixo:

Leia mais: Residência Médica: 4 dicas para gabaritar as questões de Cirurgia

Os critérios de desempate foram:

  • Maior número de acertos nas questões de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Preventiva e Social.
  • Persistindo o empate, todos os candidatos com pontuação idêntica que estejam classificados na última posição serão convocados para a Prova Prática.

2ª Fase - Prova prática

A segunda etapa do processo seletivo para Residência Médica no HIAE foi composta por uma prova prática sobre os conteúdos programáticos disponíveis na primeira fase. O objetivo dessa fase é avaliar se os conteúdos são integrados a competências pessoais não cognitivas desejáveis ao médico.

Assim, foram avaliadas competências como trabalho em equipe, comunicação, profissionalismo, ética e empatia, além dos conteúdos teóricos.

A prova prática foi composta por:

  • 05 estações clínicas com 8 minutos de duração cada;
  • 02 estações de habilidades, procedimentos diagnósticos ou terapêuticos, com 04 (quatro) minutos cada.

Nas estações de habilidades, o candidato pôde interagir com manequins de procedimento ou atores (pacientes padronizados), devendo realizar procedimentos diagnósticos ou terapêuticos.

Análise curricular

A análise do currículo dos candidatos foi realizada por uma banca específica designada para tal.

A análise do currículo seguiu os seguintes requisitos:

Como são calculadas as notas no programa de Residência Médica do HIAE 2024?

Segundo o edital, a nota final dos candidatos habilitados para os programas de acesso direto foi obtida a partir da equação abaixo:

De acordo com o edital, o peso da prova prática foi 4, enquanto a análise curricular teve peso 1 na composição da nota final. O desempenho dos candidatos na prova prática foi avaliado a partir de um checklist distribuído em 30% para aspectos técnicos e 70% para competências cognitivas.

A nota final da prova prática tem a soma das 05 estações clínicas (0-100) mais as duas 02 estações de habilidades (0-50 cada habilidade), divido por 06.

Divisão de vagas por especialidade para Residência Médica no HIAE 2024

Segundo o edital, são 74 vagas para entrada direta divididas em 13 especialidades conforme o quadro abaixo:

Treineiros HIAE 2024

Foram disponibilizadas, 60 (sessenta) inscrições para candidatos treineiros. Dessa forma, no momento em que o total de inscrições preenchidas destinadas a esses candidatos estiveram completos, a opção foi automaticamente bloqueada no sistema.  

Os treineiros não puderam solicitar isenção da taxa para realizar a prova para o programa de Residência do HIAE 2024.

O candidato treineiro pôde, somente, realizar a 1ª Fase – Prova Escrita Objetiva (Teórica) e, no ato da inscrição, declarar que sua intenção de fazer a prova será a título de treinamento, não concorrendo às vagas regulares.

Como ser aprovado na Residência Médica do Hospital Israelita Albert Einstein 2024?

1. Conheça a prova e estude pelos temas que mais caem

Estude com antecedência e invista diariamente um tempo para revisar e aprofundar seus conhecimentos nas áreas relevantes do programa. O conteúdo programático para cada especialidade está disponível no edital.

2. Crie um cronograma de estudos

Tendo os temas incidentes em mãos, defina objetivos alcançáveis para cada período de estudo, concentrando-se na quantidade de conteúdo a ser revisado ou na quantidade de exercícios a serem concluídos. Organize o tempo disponível em intervalos de estudo, alternando entre diferentes disciplinas e tópicos para evitar a monotonia.

3. Acompanhe seu desempenho

É fundamental realizar um acompanhamento sistemático do seu desempenho durante a fase de preparação, a fim de identificar pontos de destaque e de dificuldade e de monitorar o progresso. Recomendamos o uso de aplicativos, planilhas ou sistemas de gerenciamento de estudos para registrar o seu desempenho, registrar resultados de simulados e manter um histórico de suas realizações.

Corre e prepare-se com a Medcel! 

A Medcel tem os melhores cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Medicina. Entre em nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis e comece sua jornada com a gente! 

Juntos rumo à sua aprovação! 

Referências:

FCC. Sociedade Beneficente Israelita Brasileira - Hospital Israelita Albert Einstein - Processo Seletivo 2024 - Residência Médica e Residência Multiprofissional e Uniprofissional. Disponível em: https://www.concursosfcc.com.br/concursos/alber123/index.html. Acesso em: 5 set. 2023

Shutterstock. Gorynvd. https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/team-discussion-development-modern-medicine-medical-1467939527

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
15/1/24
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo