Hey, tudo bem?

A estática fetal trata das relações uterofetais e tem importância na identificação do feto em relação à bacia materna e na predição de distocias de trajeto. Assim, temos atitude, situação, apresentação e posição fetais — assuntos que caem muito nas provas. Hoje vamos abordar a posição fetal e a apresentação pélvica para você arrasar nas questões. Bora lá!

Leia mais: Dicas para a prova: mecanismos de parto

Apresentação pélvica  

A apresentação é a região que ocupa a área do estreito superior da pelve materna e na qual o feto irá se insinuar. Ela é mais definitiva no penúltimo ou até mesmo último mês de gestação. A condição se refere à posição do eixo do bebê em relação ao da mãe, podendo ser longitudinal ou transversal. Nas posições transversais, o ombro está em contato com a área próxima ao estreito superior da bacia, caracterizando a apresentação córmica. Nas situações longitudinais, podem ocorrer duas apresentações: cefálica ou pélvica.

A apresentação pélvica ocorre na minoria das gestações (3 a 4%), sendo a maioria delas pré-termo. Vários elementos podem aumentar a probabilidade: malformações, gemelaridade, prematuridade, hidrocefalia, tumores uterinos e inserção anômala da placenta. O sacro é usado como ponto de referência, enquanto o sulco interglúteo orienta o posicionamento. Essas condições podem ser divididas em:

  • Pélvica completa ou pelvipodálica: os pés e as nádegas estão dentro da bacia. O feto ocupa completamente o canal do parto, preenchendo toda a cavidade pélvica;
  • Pélvica incompleta ou de nádegas: apenas as nádegas estão posicionadas dentro da bacia, sem ocupar completamente a cavidade pélvica.

Na apresentação pélvica incompleta, modo de pés e modo de joelhos são considerados distocias, pois não são capazes de exercer compressão contra o colo uterino.

Posição fetal

A posição fetal é o lado materno para o qual se volta o dorso fetal, podendo ser direita — quando o dorso do feto se encontra à direita do abdome materno — ou esquerda — quando o dorso se localiza à esquerda do abdome materno. Esta última é a posição mais comum no final da gestação, já que o útero é um pouco rodado para a direita e a presença de cólon sigmoide e reto à esquerda impulsiona o dorso fetal anteriormente. A ausculta dos batimentos cardíacos fetais é realizada do mesmo lado do dorso fetal na maioria dos casos.  

Há também variedade de posições, que são a relação entre os pontos de referência fetal e os da pelve materna. Os pontos de referência maternos são: pube, eminências iliopectíneas, extremidades do diâmetro transverso máximo, sinostose sacroilíaca e sacro. Os pontos de referência fetais e as linhas de orientação variam de acordo com a apresentação. Nas apresentações pélvicas, a linha de orientação é o sulco interglúteo e o ponto de referência é o sacro, podendo ser:

Sempre avaliamos o ponto de referência fetal em relação ao lado materno e ao pube ou sacro.

Fique ligado: a manobra de Bracht é realizada em praticamente todos os partos pélvicos para desprendimento dos ombros e da cabeça fetal.  

Bons estudos!

Leia mais:
Assistência ao pré-natal: dicas quentes para as provas

5 temas de Obstetrícia que mais caem na prova de R1

Gestação gemelar: nova diretriz

A MEDCEL tem cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Residência Médica. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis! CLIQUE AQUI e comece sua jornada com a gente.

Gostou do artigo? Compartilhe com amigos, assine nossa newsletter, acompanhe a Medcel nas redes sociais e fique sempre por dentro dos assuntos mais quentes da Medicina.

Referências:

MAGIC MINE. Feto (bebê) na anatomia do útero. 3D. [20--?]. 1 ilustração. Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/fetus-baby-womb-anatomy-3d-1233628060. Acesso em: 14 mar. 2024.

PEPERMPRON. Labor C section praevia Mother twins cord hip lie bone fetal Baby born Head Down canal Left womb Right spine pelvis cervix score birth Breech defect vertex Exam uterus Frank Bishop weeks Infant. [20--?]. 2 ilustrações. Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-vector/labor-c-section-praevia-mother-twins-2185726427. Acesso em: 15 mar. 2024.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
15/3/24
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo