Atualizado em 15/12/2022

O que você se vê fazendo daqui a alguns anos? Consegue se imaginar com a Residência Médica concluída e vivendo a rotina dentro da área que escolheu? Afinal, muito se fala do processo para ser aprovado em um programa de Residência Médica, mas, e depois?  

Com o intuito de desmistificar uma das grandes áreas da Medicina, a Reumatologia, trouxemos para você os principais pontos sobre essa especialidade e a rotina dos profissionais que a seguem. Vamos lá?

O que faz um reumatologista?

A Reumatologia é a área da Medicina que aborda as doenças do sistema musculoesquelético e tecido conjuntivo. Diferentemente do ortopedista, o reumatologista tem como principal foco a parte clínica e os processos inflamatórios.

Portanto, essa especialidade é ideal para quem gosta de Clínica Médica, de exercitar o raciocínio sobre mecanismos de doenças, de examinar integralmente os pacientes e de processos diagnósticos investigativos.

Um ponto importante a ressaltar sobre a profissão é que muitas pessoas ainda pensam que o reumatologista é um profissional que cuida predominantemente de idosos, o que não é verdade. Existem mais de 100 doenças reumáticas (sendo elas inflamatórias, metabólicas, autoimunes ou degenerativas), as quais podem acometer todas as idades.  

Como alguns dos principais exemplos dessas doenças, temos:

O perfil dos reumatologistas no Brasil

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), que é filiada à Associação Médica Brasileira (AMB) e congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas, já são mais 2 mil reumatologistas associados.

Entretanto, dados levantados pela Demografia Médica no Brasil (2020) trazem que a área concentra apenas 0,6% do total de títulos de especialidades médicas no Brasil, ocupando assim a 34ª posição no ranking. Ou seja, ainda há muito espaço e demanda para a atuação desses profissionais, em especial em algumas regiões do território.

Distribuição geográfica de reumatologistas:

Outro ponto importante de ressaltar é que a Reumatologia está entre as especialidades com o maior número de mulheres atuantes. Elas correspondem a 59,1% do total de especialistas, sendo um panorama que reflete a maior participação feminina na Medicina nos últimos anos.

Como me torno um especialista?

Para se tornar um reumatologista, existem alguns caminhos a seguir:

  1. Concluir um Programa de Residência Médica em Reumatologia reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

  1. Passar na prova de Título de Reumatologia aplicada pela SBD. Para a realização da prova, o médico precisa:

  1. Ter concluído treinamento teórico-prático em Reumatologia, reconhecido pela SBR, com duração e matriz de competência igual à do Programa de Residência Médica;

  1. Ou comprovar atuação prática e profissional na área pelo dobro do tempo da Residência Médica, ou seja, 04 anos de experiência em Clínica Médica e mais de 04 anos de experiência em Reumatologia em instituição hospitalar. Sendo essas comprovadas por um médico titular na especialidade e mais um médico pertencente ao corpo clínico do hospital.

Não deixe de conferir: Título de Especialista em Reumatologia: qual a importância?

A Residência Médica em Reumatologia

A Residência Médica em Reumatologia tem duração de 2 anos, mas ela é uma especialidade de acesso indireto, ou seja, antes de cursá-la, é preciso fazer 2 anos de Residência em Clínica Médica.  

A carga horária é de 60 horas semanais, divididas entre ambulatório, unidades de internação, reabilitação, laboratórios, dentre outras atividades. Durante todo o programa, o residente deverá aplicar os conceitos fundamentais de ética médica e estabelecer uma relação de respeito e cumplicidade com paciente, seus familiares e toda a equipe de trabalho.

Primeiro ano de RM em Reumatologia

No primeiro ano, são exigidas do residente competências relacionadas à anatomia, bioquímica, fisiologia, biomecânica e histologia do sistema musculoesquelético. Além das bases de imunologia, genética e biologia molecular relacionadas às doenças sistêmicas.  

Também se familiariza com a exploração semiológica, interpretação de exames, mecanismos patogênicos, procedimentos diagnósticos e tratamento de doenças reumáticas.

Segundo ano de RM em Reumatologia

No segundo ano, deve-se avaliar e manejar sinais e sintomas que apresentam relação com especialidades afins, como: Ortopedia, Medicina Física e Reabilitação, Reumatologia Pediátrica, Radiologia, Patologia clínica (exames imunológicos), Nefrologia e Dermatologia.  

As competências também incluem métodos diagnósticos como eletroneuromiografia, densitometria óssea e capilaroscopia, além de dominar a terapia com imunobiológicos, o conhecimento epidemiológico de doenças reumáticas e produzir um trabalho científico.

Mercado de trabalho

A maior parte dos Reumatologistas está concentrada em consultórios, justamente pela prática envolver, em sua maioria, o manejo de doenças crônicas com acompanhamento a longo prazo. Entretanto, esses profissionais também atuam em hospitais, onde se dedicam aos pacientes internados e com complicações.

Também há possibilidade de trabalho na pesquisa científica, visto que diversas áreas seguem em ascensão, como em estudos genéticos e imunológicos e na indústria farmacêutica (por exemplo, para pesquisa de medicamentos imunobiológicos). Ou ainda atuar diretamente com a aplicação dos procedimentos relacionados à Reumatologia.  

Leia também: Reumatologia no século XXI: artrite reumatoide x indústria farmacêutica

Em relação à remuneração, segundo o site Salario.com, um médico reumatologista ganha em média R$ 5.669,47 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 16 horas semanais. Esse valor podendo variar bastante de acordo com o local de atuação e carga horária trabalhada. A pesquisa também trouxe o teto salarial, que foi de R$ 11.459,09.

Quero me tornar um reumatologista!

Deu para perceber o quanto essa especialidade exige uma carreira robusta e estudos constantes para se atualizar, não é mesmo? Mas, a Reumatologia é uma área que não falta demanda de trabalho e tem uma carreira muito gratificante!

Quer entrar no programa de Residência Médica? A Medcel te ajuda a tornar o seu sonho realidade! Comece seus estudos com uma metodologia assertiva. Clique aqui e conheça os nossos cursos preparatórios!

Gostou desse post? Siga nossa newsletter para ficar sempre atualizado.

REFERÊNCIAS

Edital prova de Título 2023 – SBR.

Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/downloads/pdf/Edital%20Reumatologia%202023.pdf  

Demografia Médica no Brasil, 2020.

Disponível em: https://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf

RESOLUÇÃO CNRM Nº 1, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2020.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167951-resol-n-2-prova-a-mc-dos-prms-em-reumatologia&category_slug=2020&Itemid=30192

Sociedade Brasileira de Reumatologia.  

Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
15/12/22
na categoria
Especialidades médicas

Mais sobre 

Especialidades médicas

ver tudo