O

que você se vê fazendo daqui há alguns anos? Consegue se imaginar já com a Residência Médica concluída e vivendo a rotina dentro da especialidade que escolheu? Muito se fala do processo de ser aprovado para uma Residência Médica, mas e depois? Então, vamos conversar um pouco sobre como é a carreira de um Reumatologista, passando pelos principais pontos desta área. Mas, antes, que tal baixar todo o conteúdo em um infográfico bem legal que a nossa equipe preparou para você? É só clicar aqui e baixar gratuitamente!

Leia também: Qual a importância do Título de Especialista em Reumatologia?

Os 3 pontos mais importantes da carreira em Reumatologia

  • A Reumatologia é uma área abrangente, que precisa de uma Residência Médica em Clínica Médica para poder ser cursada.
  • A especialidade é ideal para quem gosta de Clínica Médica, raciocínio sobre mecanismos de doenças, examinar pacientes e buscar diagnósticos.
  • Não é dedicada apenas para o cuidado de idosos (a maioria dos pacientes, inclusive, são mulheres jovens).

Onde um Reumatologista pode atuar?

A maior parte dos Reumatologistas está concentrada em consultórios, divididos em atendimento clássico e pequenos procedimentos. Os profissionais também podem atuar em hospitais, dedicando-se a pacientes internados sem diagnóstico. Um ramo que vem surgindo é relacionado aos imunobiológicos, isto é, garantir que a infusão deles aconteça de forma bem-sucedida.

Por fim, temos a indústria farmacêutica, em que pode ser feita a confecção, pesquisa e patenteamento de novas drogas imunobiológicas.

Como é o atendimento ao paciente?

Em consultórios privados as consultas são muito longas, porém necessárias, já que a investigação é uma das maiores características da área. Em atendimento por convênio, por mais complicado que seja, é necessário tentar pelo menos meia hora de consulta.

A telemedicina na Reumatologia

A telemedicina ainda é uma barreira para a área, já que o exame físico é essencial.

Leia também: A Telemedicina no Brasil

Mercado de trabalho

Como é bastante ampla e atende a uma grande faixa da população, existem diversas oportunidades. A maior remuneração é na produção de imunobiológicos (indústria farmacêutica). A área de procedimentos não é tão bem remunerada, mas, por serem rápidos, o médico pode ter ganho por volume.

Subespecialidades

Não há nada específico. Alguns profissionais fazem pós-graduação em áreas específicas e acabam focando nela, mas os médicos são mais generalistas.

Futuro da área

O maior tópico do futuro da área é o ambiente de engenharia genética. Por meio dos imunobiológicos, há um novo tratamento alvo, o que faz com que o Reumatologista siga mais o caminho da terapia alvo para a maior parte das doenças. Com o tempo, os tratamentos devem ser feitos mais de acordo com o perfil de doença e o perfil genético do paciente. Assim, bases genéticas, a parte de imunobiológicos e exercícios físicos ganham mais espaço dentro da Reumatologia.

Quer se aprodundar sobre a carreira médica em Reumatologia?

Para ter conteúdo na palma da sua mão, lembre-se de clicar aqui e baixar o infográfico com todas as informações completas sobre a carreira de Reumatologista!

Postado em
6/2/22
na categoria
Especialidades médicas

Mais sobre 

Especialidades médicas

ver tudo