Hey, futuro revalidado!
Corrida contra o tempo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou dia 06 de junho o edital da primeira etapa do Revalida 2023.2, e no dia 21 de junho começam as inscrições! Aquele tão sonhado CRM está mais perto do que nunca, né? Eu sei, pois já passei por tudo isso também, que ver o edital sendo publicado dá um frio na barriga, mas ao mesmo tempo é um passo a menos para realização do seu sonho! Por isso, nada melhor do que se organizar e seguir algumas dicas pela minha experiência que eu trouxe para você. Bora lá!
Leia mais: Revalida INEP: tudo sobre prova objetiva, discursiva e prática
Dicas para ser aprovado na prova Objetiva INEP 2023.2
Como revalidada, minha principal dica é:
Dica 1
Conheça o formato da prova: antes de tudo, é fundamental entender como a prova é estruturada. Não deixe de ler o edital! Verifique o edital e analise as informações sobre o formato da prova, os critérios de correção, o tempo disponível, entre outros detalhes. A prova objetiva do Revalida é composta por questões de múltipla escolha com quatro alternativas, A, B, C e D. São 100 questões divididas quase igualmente entre as cinco grandes áreas da Medicina (Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia e Medicina Preventiva/Saúde Coletiva), valendo um total de 100 pontos, e a prova ocorre no período da manhã.
Dica 2
Estude os principais temas mais cobrados e relevantes na reta final: faça uma revisão completa deles nas principais áreas — Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia e Saúde Coletiva/Preventiva. Esteja preparado para abordar casos clínicos, diagnósticos diferenciais, condutas terapêuticas e aspectos éticos relacionados a esses temas! Dá uma olhada nesse guia estatístico que a galera da Medcel preparou pra você focar mais no que realmente é cobrado!
Baixe agora: Guia Estatístico com os principais temas mais cobrados na prova do Revalida.
Dica 3
Pratique a escrita: a prova discursiva avalia não apenas o conhecimento, mas também a capacidade de expressão por meio da escrita. Dedique um tempo para aprimorar suas habilidades de redação, trabalhando a organização das ideias, a clareza na comunicação e a correção gramatical. É muito raro os temas se repetirem, então já exclua aqueles que já caíram. Seja objetivo, não enrole e deixe as respostas organizadas. Pegue os principais temas de cada área e treine dentro do tempo da prova.
Dica 4
Faça mapas mentais: durante os seus estudos, faça mapas mentais dos seus resumos e sínteses dos principais tópicos que costumam cair. Isso ajudará a fixar o conteúdo e facilitará a revisão posteriormente. Além disso, essa prática contribui para a capacidade de síntese e memorização. Pegue mnemônicos mais conhecidos, e se você for criativo crie os seus próprios, ajuda muito na memorização!
Dica 5
Treine com questões anteriores: aqui a principal dica infalível, você tem que fazer todas as provas anteriores pelo menos uma vez, tanto a objetiva, como a discursiva. Isso permitirá que você se familiarize com o estilo das perguntas, entenda os critérios de correção e desenvolva a habilidade de escolher a alternativa certa e de elaborar respostas completas e coerentes.
Dica 6
Esteja atualizado: mantenha-se informado sobre as últimas atualizações na área médica, incluindo novos tratamentos, protocolos e diretrizes. A prova pode cobrar conhecimentos atualizados, então acompanhe revistas científicas, publicações especializadas e sites confiáveis para se manter atualizado.
Dica 7
Revise suas respostas: após escrever suas respostas, revise-as cuidadosamente para corrigir erros gramaticais, ajustar o vocabulário e garantir que a estrutura lógica esteja clara. A revisão é fundamental para entregar uma resposta mais refinada e precisa.
Dica 8
Gerencie o tempo: principalmente durante a prova objetiva, é muito importante gerenciar bem o tempo disponível. Reserve um tempo para planejar suas respostas, estruturando-as de forma organizada, e certifique-se de que você terá tempo suficiente para revisar suas respostas no final. E antes da prova, faça um cronograma de estudos até o dia, se organize, tenha uma programação diária.
Dica 9
Procure feedback: se possível, peça a um professor, tutor ou colega com experiência para revisar suas respostas durante as revisões e fornecer feedback construtivo. Isso ajudará a identificar pontos fortes e áreas que precisam ser aprimoradas, permitindo que você se prepare melhor para a prova.
Dica 10
Mantenha a calma e confie em si mesmo: durante a prova, mantenha a calma e confie em seus conhecimentos e habilidades. A confiança em si mesmo é fundamental para um bom desempenho. Lembre-se de que você estudou e se preparou adequadamente.
Leia mais: 5 dicas de como estudar para a prova do Revalida
Boa sorte e bons estudos!!!!
Ainda dá tempo de conquistar seu CRM com a Medcel!
Prepare-se para as provas com a Medcel! Nosso conteúdo é 100% focado nos assuntos mais quentes dos concursos médicos. Além disso, temos um dashboard de desempenho que indica a sua evolução individual, um banco de questões atualizado, lives periódicas para tirar suas dúvidas, simulados na íntegra ou personalizáveis e muito mais! Entre em nosso site e teste a nova plataforma por 7 dias grátis!
REFERÊNCIAS
Shutterstock — BongkarnGraphic. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/close-view-young-female-medical-student-2291017897. Acesso em: 20 de jun. 2023.