Como é a prova de residência médica?

10 de abril, 2017
5958
0

Todo o recém-formado, depois de receber o seu número de CRM, pode exercer a profissão de médico. No entanto, a prática fica restrita ao trabalho como médico generalista, realizado em clínicas e hospitais públicos e privados.

Os profissionais que desejam se aprofundar nos estudos  e se especializarem na área médica que possuem mais afinidade terão que encarar as concorridas provas de residência médica, o que também garantirá salários maiores e melhor qualidade de vida. Para ajudar quem está nessa situação, nós criamos um raio-X sobre o exame.

Processo seletivo para residência médica

Além da prova técnica, mais duas etapas são necessárias para conseguir a aprovação na residência escolhida: análise curricular e entrevista pessoal. No entanto, é a primeira que possui maior peso para conseguir a vaga. Nesse exame, são cobrados os seguintes temas: pediatria, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, clínica médica e epidemiologia.

Raio-X da prova de residência médica

Dependendo da escolha da instituição e especialidade, o exame pode apresentar diferenças significantes. A existência da prova prática é exemplo disso. Em alguns processos seletivos ela pode representar até 50% da nota e em outros nem mesmo existe.

Obrigatória em todos os casos, a prova teórica é constituída de questões objetivas de múltipla escolha, cujo conteúdo se divide entre as cinco áreas básicas. Embora não seja uma regra, a maioria das avaliações é estruturada em três níveis de dificuldade, com um peso mais ou menos parecido. Com isso, para não se perder tempo, recomenda-se a leitura de todo o conteúdo e ir assinalando as questões mais fáceis, deixando as mais difíceis para o final.

Quando exigida, a segunda fase testa as habilidades práticas do candidato. Diferente do que muitos recém-formados supõem, na prova prática, são cobrados apenas procedimentos simples, mas que devem ser executados com perfeição.

LP Video Aula Intensivo

Preparação para a prova de residência médica

Devido à dificuldade da prova e concorrência acirrada, muito maior do que o vestibular, é preciso realizar uma excelente preparação. Para os candidatos que desejam garantir uma vaga na residência médica, nós criamos um curso especial, elaborado com base nos conteúdos que mais caíram nas últimas avaliações das principais instituições médicas do país.

Com uma metodologia personalizada e que consegue se adaptar perfeitamente à rotina e personalidade de cada estudante (conheça mais sobre a Metodologia Persona), o preparatório R1 da Medcel é ideal para quem pretende garantir uma entre as poucas vagas para a residência médica.

Conheça os cursos preparatórios para R1

Para aqueles que estão preocupados com a prova prática, nós desenvolvemos o curso Treinamento para Prova Prática.

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa