Hey! Tudo bem?

Entre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) estão a Doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa (RCU). As duas são doenças crônicas, inflamatórias e de origem autoimune, relacionadas a fatores ambientais em indivíduos geneticamente suscetíveis. Ambas são condições crônicas e inflamatórias que surgem de uma resposta autoimune e são influenciadas por fatores ambientais em pessoas geneticamente predispostas.  

Os sintomas típicos das doenças inflamatórias intestinais incluem diarreia persistente, dor abdominal, perda de peso, fadiga e sangramento retal, os quais podem variar em intensidade e gravidade ao longo do tempo. Apesar de terem características em comum, elas diferem quanto a localização e extensão das lesões. Hoje vamos abordar a doença de Crohn, que é muito cobrada nas provas.

Leia mais: Colites e Panorama sobre o câncer colorretal

Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma condição caracterizada por inflamação crônica granulomatosa que pode ocorrer em qualquer parte do sistema digestivo, abrangendo desde a boca até o ânus, embora seja mais frequente no íleo e no cólon. Começa a se manifestar antes dos 30 anos e tem picos entre 15 e 25 anos e entre 55 e 60 anos.

A etiologia é multifatorial, tendo relação com aspectos microbiológicos, psicológicos e ambientais, como infecções, anti-inflamatórios não esteroides, anticoncepcionais orais, estresse, ansiedade e tabaco. Esses fatores agridem a mucosa, gerando uma reação exacerbada devido a uma falha imunológica. Cuidado na prova: o tabagismo é fator desencadeante na doença de Crohn, porém, na retocolite ulcerativa, é fator de proteção.  

A inflamação pode ocorrer em pontos ou segmentos intercalados do trato gastrintestinal, deixando áreas de intestino saudável entre eles — aspecto “em alvo”. A inflamação é transmural, sendo possível que se estenda através de todas as camadas da parede intestinal, o que pode levar a complicações como fístulas, abscessos e estenoses (estreitamentos). Essas complicações podem causar dor, bloqueio intestinal e outros problemas.

Sintomas da doença de Crohn

Sobre os sintomas gastrintestinais: há períodos de crise e de remissão. Os sintomas mais comuns incluem diarreia persistente, dor abdominal — geralmente, no quadrante inferior direito —, perda de peso, fadiga e, às vezes, sangramento retal. A gravidade dos sintomas pode variar de leve a grave, e os períodos de agravamento são frequentemente seguidos por períodos de remissão — menos ou nenhuma atividade da doença.

Leia também: O que você precisa saber sobre cirrose hepática para a prova de residência?

No exame físico, podem ser encontradas dor à palpação abdominal, massas palpáveis, distensão devido a processos obstrutivos e visualização de fístulas enterocutâneas. Em geral, as fístulas perianais são complexas, mas, inicialmente, podem aparecer abscessos e fístulas simples.  

Diagnóstico

O diagnóstico da doença de Crohn é baseado na avaliação conjunta de sinais clínicos, resultados de exames laboratoriais, achados endoscópicos e radiológicos condizentes com a doença e exclusão de outras doenças com sintomas semelhantes. Nos exames de laboratório, é comum observar anemia e aumento dos níveis de leucócitos no hemograma, bem como elevação nos níveis de proteína C reativa e na velocidade de hemossedimentação. A albumina pode estar diminuída devido a uma desnutrição crônica. A avaliação das fezes pode encontrar esteatorreia e leucócitos fecais. A ausência de patógenos específicos reforça o diagnóstico.  

Na radiografia, pode haver pneumoperitônio e dilatações de alça. No exame contrastado, aparecem fístulas e estenoses com pontos de área sã. Como afeta todo trato gastrintestinal, devem ser feitas tanto a endoscopia digestiva alta quanto a colonoscopia com biópsia. Aqui, caracteristicamente, assume aspecto “em paralelepípedo”.  

Tratamento

O tratamento da doença de Crohn tem como objetivos aliviar os sintomas, diminuir a inflamação e manter a remissão da doença. O plano de tratamento pode envolver uso de medicamentos, modificações na alimentação, suplementação nutricional e, em situações mais severas, intervenção cirúrgica. Entre os diagnósticos diferenciais há retocolite ulcerativa, gastrenterite, tumores intestinais e tuberculose intestinal.  

Bons estudos!

Leia mais:
Clínica Médica, Cirúrgica ou Clínica Cirúrgica: qual escolher?

Cresce o número de médicos especialistas no Brasil

Doença do Refluxo Gastroesofágico: do diagnóstico ao tratamento

Hepatopatias: causas, sintomas e tratamento

A MEDCEL tem cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Residência Médica. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis! CLIQUE AQUI e comece sua jornada com a gente.

Gostou do artigo? Compartilhe com amigos, assine nossa newsletter, acompanhe a Medcel nas redes sociais e fique sempre por dentro dos assuntos mais quentes da Medicina.

Referências:

PAVLOVA, Yuliia. Dry eye syndrome, female red eye with inflamed vessels close-up on a white background. [20--?]. 1 fotografia. Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/dry-eye-syndrome-female-red-inflamed-2172858313. Acesso em: 11 mar. 2024.

SUPRUNOVICH, Valiantsin. Woman suffering from stomachache. Abdominal pain caused by inflammation, injury, disease. Female holding stomach with red spot. Black and white. High quality photo. [20--?]. 1 fotografia. Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/woman-suffering-stomachache-abdominal-pain-caused-2155292951. Acesso em: 11 mar. 2024.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
11/3/24
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo