mais recente Censo da Demografia Médica no Brasil 2023, divulgado no dia 8 de fevereiro pela Associação Médica Brasileira e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, mostra um aumento de 84,8% no registro de médicos especialistas no país nos últimos 10 anos, de 2012 a 2022. Segundo o estudo, o Brasil tem 495.716 mil médicos com título de especialista em alguma área médica.
Para quem está no 5º ou 6º ano da faculdade e ainda não escolheu a área de atuação, se liga no ranking das especialidades com maior número de profissionais registrados, segundo a pesquisa:
Quinze especialidades se destacaram com crescimento entre 80% e 100%. São elas:
- Ortopedia e Traumatologia;
- Cirurgia Vascular;
- Endocrinologia e Metabologia;
- Cirurgia do Aparelho Digestivo;
- Dermatologia;
- Reumatologia;
- Patologia;
- Nefrologia;
- Medicina Intensiva;
- Medicina Esportiva;
- Cirurgia Geral;
- Endoscopia;
- Psiquiatria;
- Infectologia e
- Oftalmologia.
Já a Cardiologia, Alergia e Imunologia, Gastroenterologia, Hematologia e Hemoterapia, Neurocirurgia, Medicina Nuclear, Nutrologia, Coloproctologia, Cirurgia Torácica, Urologia, Medicina do Trabalho, Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica, Pediatria, Anestesiologia e Pneumologia compõem grupo cujo crescimento, entre 2012 e 2022, foi maior do que 50%
Dados da Residência Médica segundo o Censo de 2023
É importante ressaltar que os programas de Residência Médica têm, atualmente, a duração mínima de dois e máxima de cinco anos, dependendo da especialidade escolhida.
Em 2021, dos 41.853 médicos residentes, 16.648 cursavam o primeiro ano (R1); 16.395, o segundo ano (R2); 8.461, o terceiro ano (R3); 218, o quarto ano (R4); e 131, o quinto ano (R5).
A pesquisa aponta também que a maioria dos médicos residentes estão na região sudeste do país, bem como as instituições de ensino e as oportunidades de emprego. São Paulo é o estado campeão com 13.928 mil residentes, em 2021.
Se você também tem o interesse de fazer Residência Médica em São Paulo, leia este post: Residência Médica: Quais são as instituições mais procuradas
Perfil dos especialistas
O estudo ainda revela que, das 55 especialidades médicas, 36 têm sua maioria formada por homens e 19 predominadas por mulheres, como: Dermatologia, Pediatria, Alergia e Imunologia e Endocrinologia e Metabologia, representando mais que 70% do total de especialistas.
Medicina de Emergência, Medicina de Família e Comunidade e Clínica Médica são as especialidades com médicos “mais jovens”, com idade igual ou menor que 35 anos.
Já Homeopatia e Patologia Clínica, Medicina Laboratorial, Medicina do Trabalho e Medicina Preventiva e Social são as especialidades com médicos mais experientes, de 55 anos ou mais.
O censo mensurou a relação dos médicos generalistas versus os médicos especialistas distribuídos por estado: Distrito Federal (72.7%), Rio Grande do Sul (71.1%), Santa Catarina (68,4%), Espírito Santo (67,2%) e São Paulo (64,6%), tem mais médicos especialistas.
Amapá (59,6%) e Rondônia (50,5%) tem mais médicos generalistas. O Acre é o único estado dividido entre profissionais generalistas e especialistas, com 50% cada.
Leia também: Especialidade médica: como escolher a melhor opção para a sua carreira
RQE
O Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) é um documento concedido pelos Conselhos Federal e Regional de Medicina que atesta a formação completa do médico em uma especialidade.
O RQE não substitui o título de especialista outorgado pelas sociedades e federações de Medicina, mas testifica que o profissional concluiu a especialização (Residência Médica) em alguma área e está qualificado para praticá-la.
Em fevereiro de 2023, o Conselho Federal de Medicina liberou a campanha de gratuidade para obtenção do RQE, pelo prazo de 180 dias, de 01/02/2023 a 31/07/2023. Essa medida tem por objetivo incentivar todos os médicos que se divulgam como especialistas, efetuarem o Registro de Qualificação junto ao CRM.
Confira agora: 4 motivos para fazer a prova de Título de Especialista
Agora que você já tem um breve panorama das especialidades médicas em ascensão, e sabe qual região tem mais titulados e o perfil dos especialistas, que tal se preparar para Residência Médica com a Medcel?
Nossos cursos preparatórios têm uma metodologia de estudos assertiva, mentorias personalizadas, conteúdo sempre atualizado e dicas valiosas dos melhores professores. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis! CLIQUE AQUI e comece sua jornada conosco.
Gostou desse post?
Compartilhe este artigo com um amigo e cadastre-se na nossa newsletter para recebê-los em primeira mão!
REFERÊNCIAS
Conselho Federal de Medicina - Gratuidade RQE.
Disponível em: https://portal.cfm.org.br/noticias/registro-de-qualificacao-de-especialidade-medica-podera-ser-solicitado-gratuitamente-a-partir-de-1o-de-fevereiro/
Demografia Médica Brasileira – Censo 2023.
Disponível em: https://amb.org.br/wp-content/uploads/2023/02/DemografiaMedica2023_8fev-1.pdf