Hey, tudo bem??

Você sabia que, segundo a OMS, o tabagismo é considerado uma doença e um transtorno mental caracterizado pela dependência da droga nicotina?! A prevalência mundial é bem alta, em torno de 25% em homens e 5,4% em mulheres, e o uso do tabaco é um importante fator relacionado à mortalidade e que pode ser reversível. A nicotina promove uma dependência física, psicológica e comportamental.

Essa dependência obriga os fumantes a inalar mais de 4.720 substâncias tóxicas, como monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído e acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas. É muita coisa! E várias doenças estão relacionadas a essa prática. Ah, isso sem contar o aumento do consumo de cigarros eletrônicos!!!

Quer ficar por dentro do assunto? É só continuar a leitura.

Leia mais: Câncer de pulmão: saiba mais sobre prevenção e outros dados

Estudos mostram que o consumo do tabaco é responsável por:

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

A DPOC é uma condição caracterizada por danos nos pulmões e vias respiratórias, resultando em dificuldade para respirar, tosse persistente e produção excessiva de muco. O tabagismo é a principal causa da DPOC.

Um dado interessante é que de 15 a 25% dos tabagistas irão desenvolver DPOC, e 80% ou mais dos casos de DPOC estão intimamente ligados ao tabagismo. Lembrando que a DPOC é uma combinação de duas doenças primárias: bronquite crônica e enfisema pulmonar.  

Na bronquite crônica, o tabagismo deixa as vias respiratórias inflamadas e estreitas, resultando em tosse persistente e produção de muco. Já no enfisema pulmonar, o tabagismo pode fazer com que pulmões percam sua elasticidade e a capacidade de expandir e contrair adequadamente.

Outras condições respiratórias agudas: o tabagismo também aumenta a suscetibilidade a infecções respiratórias agudas, como gripes, resfriados, pneumonia.

Leia mais: O que o GOLD 2023 trouxe de mudança para a DPOC?

Doenças cardiovasculares

O tabagismo é um fator de risco significativo para doenças cardíacas e vasculares, como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), arteriosclerose, doença arterial periférica, hipertensão arterial e aneurisma de aorta. Essa prática participa da formação de placa aterosclerótica e oclusão vascular, consequentemente, aumentando o risco de IAM.  

O tabagismo está envolvido em torno de 90% nos pacientes não diabéticos com doença vascular periférica. Após 15 anos sem fumar, os riscos de IAM e de morte por doença cardiovascular passam a ser igual a daqueles que nunca fumaram.

Leia mais: Fatores de Risco Cardiovasculares: O que cai na prova?

Neoplasias

O tabagismo está diretamente relacionado a vários tipos de câncer, não só de pulmão, mas de boca, garganta, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, colo do útero, bexiga, cólon e reto. O fumo contém substâncias químicas cancerígenas que podem danificar o DNA e levar à formação de tumores.  

É bom lembrar que 90% dos casos de câncer de pulmão se manifestam em fumantes. Após 4 anos sem fumar, parece haver uma redução do risco relativo de neoplasia em relação àqueles que seguiram com o hábito de fumar.

Doenças cerebrovasculares

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma das principais doenças cerebrovasculares associadas ao tabagismo, tanto o isquêmico, quanto o hemorrágico. As substâncias tóxicas presentes no tabaco podem danificar os vasos sanguíneos cerebrais, aumentando a formação de coágulos sanguíneos e diminuindo a oxigenação cerebral. O tabagismo também está ligado ao desenvolvimento e ruptura de aneurismas cerebrais, demência, declínio cognitivo e microangiopatia cerebral.

Também vale lembrar que o tabagismo pode afetar a fertilidade em homens e mulheres. Nas mulheres, pode levar a complicações na gravidez, como parto prematuro, baixo peso ao nascer e morte fetal. Além dessas doenças, o tabagismo tem impacto negativo na saúde bucal, na saúde óssea, nos olhos e está relacionado a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Leia mais: Principais causas da infertilidade masculina e o tratamento no SUS

Medidas preventivas

A cessação do tabagismo é fundamental para reduzir os riscos à saúde e melhorar a qualidade de vida, além disso é um prato cheio para as provas, principalmente em questões discursivas, já que o consumo de vapers (os cigarros eletrónicos) quadruplicou no Brasil.

O cigarro eletrônico é um dispositivo que vaporiza uma solução líquida (e-liquido) contendo nicotina, aromatizantes e outros produtos químicos, e então os usuários inalam a vaporização produzida por esses dispositivos. Neste ano, tem aparecido muitas reportagens sobre essa prática, inclusive dentro de hospitais por alunos de medicina. Então, fique de olhos bem abertos que o tabagismo é um tema super em alta!

Bons estudos!!!!

Leia mais:

Tuberculose Infantil: saiba os sintomas, tratamento e mais

Tudo sobre Trombose Venosa Profunda (TVP) para as provas  

Prepare-se com a Medcel!

A Medcel tem cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Residência Médica. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis!

CLIQUE AQUI e comece sua jornada com a gente.

Gostou do artigo? Compartilhe com amigos, assine nossa newsletter, acompanhe a Medcel nas redes sociais e fique sempre por dentro dos assuntos mais quentes da Medicina.

Referência

Shutterstock. Udra11. https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/cigarettes-cardiogram-made-ash-harmful-effects-2355121353

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
3/1/24
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo