Atualizado em 14/04/2023

Oi, futuro residente!

Você sabia que, depois da Clínica Médica, a Clínica Cirúrgica é a área mais queridinha entre os estudantes de Medicina? Juntas, elas representam 13,2% do total de médicos especialistas, segundo levantamento da Demografia Médica do Brasil de 2023.

Neste post, daremos foco para a Cirurgia Cardiovascular que tem, atualmente, 2.557 profissionais registrados em um ou mais Conselho Regional de Medicina (CRM). Em dez anos, o crescimento desses profissionais foi de 28,2%.

Então, se você quer saber mais sobre a carreira, áreas de atuação, perfil, salário e, principalmente, como funciona a Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular, leia este artigo até o final!

Cirurgia Cardiovascular, o que é?

Começando pela especialidade que pode facilmente ser confundida com a Cirurgia Vascular, que se ocupa das artérias, veias e vasos linfáticos em todo o corpo, a Cirurgia Cardiovascular, por outro lado, lida somente com a intervenção cirúrgica do coração e dos vasos sanguíneos adjacentes.

Essa especialidade realiza procedimentos cirúrgicos complexos para corrigir defeitos congênitos no coração ou em seus vasos sanguíneos, tratar doenças do coração, como aterosclerose, doenças valvares, doenças da aorta e insuficiência cardíaca, e realizar transplantes cardíacos.

Áreas de atuação de um cirurgião cardiovascular

O cirurgião cardiovascular pode atuar em diversas áreas relacionadas à cardiologia e cirurgia cardíaca. Algumas delas incluem:

1.     Cirurgia cardíaca: realização de procedimentos cirúrgicos no coração e grandes vasos, como ponte de safena, troca de válvulas cardíacas, correção de defeitos congênitos do coração, implante de marca-passo e desfibriladores, usados para auxiliar o funcionamento normal do coração, entre outros.

2.     Transplante cardíaco: atuação em equipes de transplante cardíaco, realizando avaliações pré-operatórias, acompanhamento pós-operatório e tratamento de complicações após a cirurgia.

3.     Unidade de Terapia Intensiva (UTI)cardiovascular: realizando o acompanhamento pós-operatório de pacientes que passaram por cirurgias cardíacas e tratando complicações que possam surgir.

4.     Cardiologia clínica: acompanhamento de pacientes com doenças cardíacas em consultório ou hospital, realizando diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico.

5.     Pesquisa: atuação em centros de pesquisa, desenvolvendo novas técnicas e tecnologias para o tratamento de doenças cardiovasculares.

Perfil do cirurgião cardiovascular

Segundo dados da Demografia Médica no Brasil de 2023, produzido pela Associação Médica do Brasil (AMB) em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), os médicos cirurgiões cardiovasculares no Brasil apresentam o seguinte perfil demográfico:

  • Faixa etária:

  • Gênero:
  • Região de atuação:

O censo revela ainda que Cirurgia Cardiovascular e outras seis especialidades médicas apresentaram um crescimento desacelerado, se comparado a outras áreas da Medicina que dobraram o número de especialistas. Em uma década, o crescimento ficou entre 20% e 50%.  

Salário

Sem dúvidas, o salário é um dos maiores atrativos da especialidade. A remuneração dos profissionais costuma variar entre R$11.000,00 e R$38.000,00 por mês, segundo o site Glassdoor. Esse valor pode variar de região do país, com a área de atuação e com a experiência do médico-cirurgião.

É importante lembrar que esses valores são apenas uma referência e que o salário de um cirurgião cardiovascular pode variar bastante de acordo com diversos fatores, como mencionado anteriormente.  

Leia mais: Top 10 especialidades médicas com melhores salários

Como funciona a Residência em Cirurgia Cardiovascular?

É bom lembrar que a Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular passou por mudanças recentes. Até 2018, o médico que quisesse se especializar em Cirurgia Cardiovascular, tinha que ter, como pré-requisito, a conclusão da Residência em Cirurgia Geral de 2 anos. Depois, ele participava de um novo processo para se especializar em Cirurgia Cardiovascular que tinha duração de 4 anos. Diante dessa complexidade, o número de evasão cresceu e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) mudou a diretriz e agora a especialização é de acesso direto com duração de 5 anos.  

Para atuar nesta especialidade, além de uma formação teórico prática adequada, o médico precisa passar pelas áreas:

  • Ambulatorial;
  • Estudo da fisiopatologia, morfologia, epidemiologia, métodos diagnósticos e indicação dos tratamentos para as cardiopatias e vasculopatias;
  • Centro Cirúrgico;
  • Urgência e Emergência;
  • Radiologia Cardiovascular;
  • Hemodinâmica.

Agora que você já tem informações sobre a residência, confira as principais atividades da Matriz de Competências de Cirurgia Cardiovascular, que o residente irá aprender durante os cinco anos:

Leia também: Qual a diferença do Internato para a Residência médica?

Por que fazer Residência em Cirurgia Cardiovascular?

Embora seja uma especialidade com pouco crescimento nos últimos anos, ela é muito reconhecida e respeitada na Medicina, proporcionando aos cirurgiões cardiovasculares uma boa reputação e um reconhecimento profissional importante. Além disso, pode trazer um bom retorno financeiro e possibilita a atuação junto a outras áreas cirúrgicas como: Cirurgia Vascular e Cirurgia Torácica.  

Outro ponto relevante que mostra a evolução da área é a utilização de robôs para a realização de procedimentos em cirurgias minimamente invasivas e implante de válvulas percutâneas. Podemos incluir também o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, pois cada vez mais as pessoas precisam passar por intervenções para tratar problemas no coração.

Não deixe de ler: Cirurgia robótica no Brasil: o que muda após regulamentação do CFM?

Preparação para Residência Médica

A prova para Residência em Cirurgia Cardiovascular possui um elevado nível de dificuldade. Para ajudar os alunos a serem aprovados, a Medcel possui cursos de preparação para ingresso em residências médicas que se adequam a sua rotina. Teste nossa plataforma 7 dias grátis!

Vem ser Medcel!

Aproveite para ler também:
Como escolher sua Residência Médica? O que considerar na escolha?
Residência Médica: Quais são as instituições mais procuradas
Edital Enare: confira o que é, como funciona, inscrições
Clínica Médica, Cirúrgica ou Clínica Cirúrgica: qual escolher?

REFERÊNCIAS

Acesso à Residência Médica em Cirurgia Cardiovascular. Disponível em: http://www.sbccv.org.br/medica/exibeConteudo.asp?Secao=109. Acesso em 14 abr. 2023.

Cirurgia Cardiovascular. Disponível em: https://www.rededorsaoluiz.com.br/especialidades/cirurgia/cirurgia-cardiovascular. Acesso em 14 abr. 2023.  

Demografia Médica Brasileira – Censo 2023. Disponível em: https://amb.org.br/wp-content/uploads/2023/02/DemografiaMedica2023_8fev-1.pdf. Acesso em 14 abr. 2023.

Matriz de Competências – Cirurgia Cardiovascular. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=103021-matriz-cirurgia-cardiovascular-1&category_slug=novembro-2018-pdf&Itemid=30192#:~:text=T%C3%89RMINO%20DO%20R1-,1.,nuclear%20magn%C3%A9tica%20e%20cintilografia%20mioc%C3%A1rdica. Acesso em 14 abr. 2023.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
14/4/23
na categoria
Especialidades médicas

Mais sobre 

Especialidades médicas

ver tudo