Hey galera! E aí como estão?

Vamos de assunto quente nas provas de Clínica Médica: Artrite Reumatoide (AR), não adianta fugir, as bancas adoram, e é muito presente na prática!!! Além de ser o tema mais frequente de Reumatologia. A Artrite Reumatoide é uma doença crônica autoimune, que afeta principalmente as articulações. Tem como característica a inflamação persistente das articulações, o que resulta em dor, inchaço, rigidez e, eventualmente, deformidade das articulações afetadas. A Artrite Reumatoide é uma doença progressiva, o que significa que pode piorar ao longo do tempo se não for adequadamente tratada, daí a importância de ser diagnosticada cedo. Então vem comigo para ficar por dentro do que você deve saber!!!

Leia mais:
Reumatologia: tudo o que você precisa saber sobre a carreira médica

Reumatologia no século XXI: artrite reumatoide x indústria farmacêutica

Título de Especialista em Reumatologia: qual a importância?

O que é Artrite Reumatoide?

A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença crônica autoimune que afeta as articulações, causando inflamação, dor, rigidez matinal e deformidade das articulações. É importante você estar ligado que também pode envolver outros órgãos do corpo e que a incidência é maior no sexo feminino, dos 35 aos 50 anos de idade (prestar atenção quando o enunciado da questão trouxer essa informação). Em homens ela começa um pouco mais tarde, por volta dos 60 aos 80 anos de idade. A causa exata da artrite reumatoide ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja uma combinação de fatores genéticos e ambientais que desencadeiam uma resposta autoimune, na qual o sistema imunológico ataca erroneamente as próprias articulações.

Sintomas

Os sintomas da Artrite Reumatoide incluem dor, inchaço e rigidez nas articulações, especialmente nas mãos, punhos, joelhos e pés de forma simétrica e gradual (de pequenas para grandes articulações). É uma poliartrite crônica (de 5 ou mais articulações) que causa deformidade. A rigidez matinal, em torno de 1 hora, é um sintoma característico, em que as articulações ficam rígidas e difíceis de movimentar após períodos de inatividade. Começa nas articulações metacarpofalangianas (MCFs) e interfalangeanas proximais (IFPs), as distais geralmente são poupadas o que diferencia de outras artropatias. Fadiga, fraqueza muscular e febre baixa também podem estar presentes. Aqui vão algumas características importantes que o enunciado pode trazer:

  • deformidade em “pescoço de cisne”: hiperextensão das IFP e flexão da IFD;
  • dedos em “botoeira”: hiperextensão da MFC e flexão da IFP;
  • polegar em “Z”: subluxação da primeira MCF e da interfalangiana.
Descrição: Deformidade “em botoeira”, por hiperextensão da metacarpofalangina e flexão da interfalangina proximal

Diagnóstico

O diagnóstico da Artrite Reumatoide é baseado em uma combinação de história clínica (principalmente, histórico familiar de Artrite Reumatoide e outras doenças reumáticas), exame físico e exames laboratoriais, como exame de sangue para detectar marcadores específicos da doença e exames de imagem, como radiografias e/ou ultrassonografia.

Nos exames laboratoriais mais comuns incluem:

-Hemograma completo: Pode aparecer anemia normocítica e normocrômica.

-Fator antinuclear (FAN): positivo em até 40 a 50% dos pacientes.  

-Fator reumatoide (FR): É um anticorpo presente em cerca de 70-80% dos pacientes com AR e está relacionado a manifestações extra-articulares, de pior prognóstico. O resultado negativo não exclui o diagnóstico. -Anticorpos antipeptídeos citrulinados cíclicos (anti-CCP): São mais específicos para a Artrite Reumatoide e podem estar presentes antes mesmo dos sintomas aparecerem. Oresultado negativo não exclui o diagnóstico. Além de relacionadoa a manifestações extra-articulares, de pior prognóstico.

-Proteína C reativa (PCR) e taxa de sedimentação de eritrócitos (VHS): São exames que indicam a presença de inflamação no corpo, que é uma característica da AR e podem estar relacionados à atividade da doença.

-Artrocentese do líquido sinovial: análise do líquido com leucócitos entre 1500 a 25000/mm³, polimorfonucleares, glicose baixa e níveis de proteína próximos aos séricos.  

Exames

Exames de imagem: Radiografia da mão (osteopenia periarticular, redução simétrica do espaço periarticular e/ou erosão marginal), ultrassonografias e ressonâncias magnéticas podem ser usadas para avaliar as articulações afetadas e detectar danos estruturais.

Vale a pena comentar que há critérios diagnósticos classificatórios: os Critérios de Classificação do Colégio Americano de Reumatologia/European League Against Rheumatism (ACR/EULAR). Esses critérios levam em consideração a presença de determinados sinais e sintomas, duração dos sintomas e resultados de exames laboratoriais. Na prática clínica, não é recomendado e não precisa decorar já que eles são utilizados para quando há dúvida no diagnóstico e estão relacionados com tudo que já falei para você.  

Tratamento da Artrite Reumatoide  

Por fim, o tratamento da Artrite Reumatoide tem como objetivo o tratamento precoce ao reduzir a inflamação, aliviar os sintomas, prevenir danos articulares adicionais e melhorar a qualidade de vida. Medicamentos para controlar a inflamação (como anti-inflamatórios não esteroides, corticosteroides e medicamentos modificadores do curso da doença/DMARDs), cessação do tabagismo, fisioterapia, terapia ocupacional e, em alguns casos, cirurgia. Com relação aos DMARDs temos:

E abre o olho: você deve lembrar sempre dos diagnósticos diferenciais de artrite reumatoide para não errar a questão: doenças que cursam como monoartrite (gota e artrite infecciosa), interfalangiana distal (artrose, artrite psoriásica), início súbito (gota, artrite séptica) e artrite migratória (febre reumática, artrite gonocócica).

Leia mais:

Lúpus eritematoso sistêmico: o que é preciso saber sobre avanços no tratamento
Residência Médica na prática: febre reumática

Benefícios do Médico Residente: o que está previsto por lei?

Qual o melhor momento para fazer Residência Médica?

Residência médica: quais são as especialidades mais procuradas?

Prepare-se com a Medcel!

A Medcel tem cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Residência Médica. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis! CLIQUE AQUI e comece sua jornada com a gente.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
14/7/23
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo