Hello, futuro residente, tudo certo?

Saúde Coletiva ou Medicina Preventiva (como você preferir chamar) é uma das 5 áreas sempre presentes nas provas de R1, corresponde a aproximadamente 20% da prova, dependendo da instituição. Além disso, é um dos temas transversais que mais caem em provas. Então, continue o texto para saber o que priorizar naqueles “45 minutos do segundo tempo”.

Se liga só: a primeira etapa das provas de residência médica de acesso direto, geralmente, é composta por uma prova objetiva de 100 questões (ENARE, USP, AMRIGS, UERJ e UFRJ). Já a Unicamp, por exemplo, possui 80 questões. Mas independente disso, você deve contar com aproximadamente 20% ou até mais de questões envolvendo Saúde Coletiva.  

Ela é uma das grandes áreas da Medicina que mais possui assuntos interdisciplinares e, às vezes, uma lida no tema você mata a questão. Não dá pra perder nenhum pontinho, então, dê uma conferida nos tops assuntos mais quentes de Saúde Coletiva que a nossa turma preparou para você.  

Top 5 assuntos mais quentes de Saúde Coletiva – Banco de dados Medcel de 2017 a 2022

1) Atenção primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família (APS e ESF)

Os assuntos relacionados à Atenção primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família (APS e ESF) são campeões de questões em vão aparecer na sua prova. A APS, sendo a porta de entrada para os serviços de saúde, não pode ficar de fora, junto com o histórico da APS no Brasil.  

É importante revisar os 4 princípios da atenção primária que também se aplicam à Medicina de família e comunidade. Fique de olho nos atributos essenciais, atributos derivados e à famosa Política Nacional de Atenção Básica – PNAB (com as mudanças que ocorreram).

Vale olhar sobre funcionamento e integrantes de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), sabendo diferenciar de uma ESF. Uma última dica é revisar o financiamento da Atenção Básica.

Acesse ao Mapa Mental exclusivo com todos os tópicos relevantes sobre APS e ESF.

2) Sistema Único de Saúde - SUS

Pessoal, aqui é certeiro: todos os anos, em todas as provas, ao menos uma questão sobre princípios do SUS acaba caindo. Por isso, não deixe de revisar os três grandes conceitos ou princípios doutrinários:  Universalidade, Equidade e Integralidade; saber como colocar esses conceitos em exemplos práticos é uma boa dica.  

Não adianta só decorar! É bom você entender o significado de cada um deles. Também fique ligado nas formas de financiamento, nas ações promovidas pelo SUS e, principalmente, no cuidado com pacientes crônicos.

Outro assunto que se popularizou muito nas provas diz respeito aos conselhos de saúde, especialmente em relação aos conselhos locais, estaduais e o conselho nacional de saúde. Esse assunto se relaciona de modo direto com a legislação que regulamenta o SUS e vale a pena revisá-lo.

Leia mais: PNAB e SUS 2022: tudo sobre sua importância e diretrizes

3) Estudos epidemiológicos

Se liga só, hein, tipos/classificação de estudos epidemiológicos e a bioestatística aplicada garante uma boa vantagem nas provas. Revise alguns dos assuntos vinculados aos tipos de estudo epidemiológico — coorte, observacional, caso-controle, ensaio clínico randomizado —, focando na definição do método, aplicação e medidas em saúde associadas. 

Aprenda a interpretar números, índices e gráficos estatísticos; saber a diferença de prevalência e incidência. Todos eles podem te ajudar a ganhar uns pontinhos a mais na prova.

Fique por dentro: Vigilância Epidemiológica: objetivos, pilares e a importância na saúde coletiva

4) Medidas de frequência

Aqui entra os principais indicadores de saúde: taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil — mortalidade neonatal precoce, tardia e pós-neonatal —, envelhecimento da população, índice de mortalidade materna, mortalidade proporcional, índice de Swaroop-Uemura e expectativa de vida ao nascer. Esses são temas obrigatórios que você deve ficar por dentro.  

5) Medicina de Família e Comunidade

Você tem que saber a abordagem e componentes do Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP). Também, nas ferramentas utilizadas para abordagem familiar: como o genograma, o ciclo de vida, o ecomapa, o APGAR familiar; o practice e o firo são os mais conhecidos e é bom você dar uma revisada antes das provas.

Top, né?! Então bora conquistar essa tão sonhada vaga! Conte com a gente para te ajudar!

E, se você está pensando em fazer a residência de Medicina de Família e Comunidade, não deixe de ler: Medicina de família e comunidade: saiba tudo sobre esta especialidade

Estude com a Medcel!

Com uma metodologia assertiva, você vai encontrar muito conteúdo e dicas baseadas nas estatísticas de incidência dos temas que mais caem nas provas. E, o melhor, ter ao seu lado professores especialistas das principais instituições médicas do país. 

Clique aqui e conheça os cursos preparatórios de Residência Médica!

Por Julia da Silveira Gross

Graduada em Medicina pela Universidad del Norte (2021), revalidado pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), especialização em Fisiologia do Exercício (2013) e graduação em Educação Física pela UFRGS (2011).

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e cadastre-se na nossa newsletter para receber os posts em primeira mão.

Para mais dicas, siga a Medcel nas redes sociais.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
9/11/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo