O que faz um médico angiologista?

08 de outubro, 2018
62
0

por Dr. João Ricardo Tognini

Uma das perguntas que costumam ser feitas e sempre suscita dúvidas é: o que é Angiologia? Angiologia e Cirurgia Vascular são a mesma coisa? Existe uma especialização para cada uma delas?

 

Angiologia

Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos. Atua em conjunto com a Cirurgia Vascular, que se ocupa do tratamento cirúrgico das ditas doenças.

Em vários países, a Angiologia Clínica faz parte da Cardiologia, enquanto que a Cirurgia Vascular se preocupa apenas com a parte cirúrgica. No Brasil, assim como em Portugal, as duas abordagens, clínica e cirúrgica, são realizadas por uma especialidade unificada que leva o nome de “Angiologia e Cirurgia Vascular”.

 

Abrangência

A abrangência da especialidade é extremamente vasta, como também importante, pois ao estudar as patologias circulatórias, encontramos diversas situações morfológicas pontuais, mas também situações de processos disseminados, quase sempre como consequência de doenças sistêmicas, grande parte das vezes degenerativas ou autoimunes.

Para exemplificar, o médico angiologista é aquele que aborda patologias vasculares clínicas, como as vasculites, desde seu diagnóstico ao seu tratamento clínico. Habitualmente é necessário o tratamento clínico das doenças de base, como doenças reumatológicas, ou endocrinológicas como o diabetes, esta última, pródiga em levar alterações vasculares que culminam com complicações e sequelas. Exemplos são as úlceras de membros inferiores, que também requerem atenção especial deste profissional.

Ponto de vista cirúrgico

Do ponto de vista cirúrgico, nem só de cirurgia de varizes vive o angiologista e cirurgião vascular. É claro que o profissional da área é bastante conhecido, pelo público leigo, como “especialista em varizes”, porém sua ação cirúrgica é muito maior, pois além das patologias venosas superficiais e profundas, o especialista atua nas patologias arteriais e linfáticas. Aliás, é muito importante essa ênfase nas patologias arteriais, porque muitas vezes elas são cirúrgicas, como as obstruções arteriais agudas e crônicas e a abordagem aos aneurismas, que são dilatações arteriais anormais.

 

Cirurgia Endovascular

Falando de tratamento cirúrgico de doenças arteriais, é importante ilustrar uma importante evolução da especialidade, que foi a Cirurgia Endovascular, em que diversas patologias são tratadas de forma minimamente invasiva com instalação de endopróteses vasculares, os chamados stents, que têm sido bastante difundidos como tratamento adequado e menos agressivo para as obstruções arteriais, pois dispensam a cirurgia aberta convencional.

Além disso, o angiologista e cirurgião vascular também está apto para atuar na Medicina Diagnóstica, ao realizar exames de imagem como a modalidade de ultrassonografia vascular dinâmica, chamada de ecodoppler vascular, que mapeia o fluxo sanguíneo dos vasos, possibilitando seu estudo e a perfusão de diferentes órgãos por eles irrigados.

 

Formação

A formação desse profissional é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina e pela Comissão Nacional de Residência Médica. O candidato inicialmente faz dois anos de Residência Médica de Cirurgia Geral e após, mediante novo concurso, mais dois anos de Residência em Angiologia e Cirurgia Vascular, ficando a possibilidade de fazer mais um ano na área de Cirurgia Endovascular. Também é possível pleitear o Título, mediante a prova, na área de atuação de Ecodoppler Vascular.

O que parecia muito simples no conceito do “especialista em varizes”, na verdade é uma especialidade belíssima e com muitas frentes de atuação, ainda mais se for levado em consideração que a distribuição da faixa etária de nossa população tem mudado, ao encontro de pessoas com idades mais avançadas, que com certeza estão suscetíveis a doenças degenerativas, obviamente com comprometimento vascular, e muito propensas a necessitar do apoio e cuidado de profissionais desta área.

 

 

 

 

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa